segunda-feira, 29 de abril de 2013

Montanha-russa


       A montanha-russa é uma das atrações mais populares dos grandes parques de diversões. Mas porque montanha russa, por quem e quando ela foi criada, acho que isso era uma das coisas que você nunca procurou saber, no entanto vou explicar um pouco do que eu andei pesquisando sobre a montanha-russa.

   Você sabia que a primeira montanha-russa foi patenteada em 20 de janeiro de 1885 por La Marcus Adna Thompson. Ela geralmente consistem em uma estrutura de aço (Podendo ser feita até mesmo de outros materiais) que tem a estrutura de várias elevações com quedas em seguida, embora também possam possuir inversões.

"sendo delas a mais conhecida o loopings, inversões contínuas que formam uma volta vertical completa de 360º, ficando de cabeça para baixo."

A sua história:
    As montanhas-russas mais antigas derivam-se da Rússia, por isso o seu nome. Antigamente os passeios de trenó no inverno prendiam-se em montes construídos por gelo, isso era feito principalmente aos arredores de São Petersburgo (é uma cidade federal da Rússia localizada às margens do rio Neva, na entrada do Golfo da Finlândia, no Mar Báltico.) elas foram construídas de 20 a 25 metros de altura e tinham em uma queda de até 50º. Sua popularidade foi tão grande que empreendedores da época e de outras regiões resolveram copiar a ideia e fizeram carros com rodas construídas em trilas(trilhos).

"Uma dessas companhias foi a Les Montagnes Russes à Belleville que construiu uma montanha-russa de gravidade em Paris em 1812."

O primeiro looping volta de 360º, foi, provavelmente construído em Paris(França) de um projeto inglês em 1846 com uma única pessoa no carrinho que dava uma volta de 3,96 metros de diâmetro, ou 13 pés(unidade de medida de distância). Nenhuma dessas trilhas(trilhos) eram circuitos completos. A partir daí, muitos idiomas aceitaram como referencia o nome "Montanha-Russa".


Existem coisas que na atualidade você pode não parar para pensar, porque ela está ali hoje. 

Espero ter explicado alguma coisa pra você. 

www.apenascuriosidade.blogspot.com





Nenhum comentário:

Postar um comentário